covid-19

670 mil jovens estão com a segunda dose em atraso no Estado

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

No Rio Grande do Sul, o atraso na segunda dose da vacina contra a Covid-19 atinge uma parcela significativa de jovens entre 18 e 29 anos. De acordo com estimativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 670 mil pessoas deste grupo estão nesta situação.

- Todo esse grupo está com cobertura menor de 60% para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Isso é muito grave. É baixíssima. Precisamos que a população complete o esquema vacinal para que exista a imunização coletiva e para diminuir a circulação do vírus - explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

VÍDEO: loja de Santa Maria vira febre entre os famosos e já vestiu até o ex-BBB Gil do Vigor

Até o momento, o percentual da cobertura vacinal completa dos jovens adultos compreende:

  • 18 e 19 anos: 46%
  • 20 a 24 anos: 54%
  • 25 a 29 anos: 61%

A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, também afirma que quando os jovens não voltam para receber a imunização completa, eles estão colocando em risco a proteção coletiva e dos próprios familiares, já que são os que mais circulam na sociedade.

Associações Francisco Spinelli e Colibri também fazem parte do Amigo Secreto de Natal do Diário

Para reverter a situação, a SES tem fornecido às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) listas com os nomes das pessoas que não voltaram para receber a segunda dose.

- A busca ativa dessas pessoas por parte da ação dos municípios é uma das estratégias que estamos estimulando e apostando, assim como sugerindo que os postos de saúde tenham horários alternativos para aqueles que não podem comparecer em horário comercial - explica Ana Costa.

Casa de Saúde deve retomar atendimentos de urgência em traumatologia

A secretária ainda reforçou que, apesar da queda das internações e dos casos de Covid-19, é possível constatar que nos hospitais quem apresenta agravamento da doença são as pessoas que não estão com o esquema vacinal completo ou que não receberam nenhuma dose da vacina. Segundo a SES, 230 mil jovens entre 18 e 29 anos não estão imunizados nem com a primeira dose.

SANTA MARIA
Em Santa Maria, até esta terça-feira, 8.546 pessoas estavam com a segunda dose atrasada. De acordo com a prefeitura, do número total de pessoas com esquema vacinal incompleto, a maioria faz parte da população adulta com até 60 anos.

* Com informações da SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ação para conscientizar comunidade sobre diabetes ocorre nesta sexta-feira

Próximo

Blitz educativa orienta motoristas sobre saúde integral do homem

Saúde